Lançado originalmente na primeira metade da década de 1980, comercialmente esse nome ainda sobrevive inclusive aqui no Brasil, no catálogo da empresa norte americana Avon, embora os perfumes dessa linha hoje em dia não tenham mais nada a ver com o Musk For Men.

Enaltecendo bastante a nota de Almíscar (traduzido da palavra “Musk” em inglês), esse perfume traduziu a sensação de “banho tomado”. com um cheiro levemente doce e quente. Daí vem a expressão de “perfume almiscarado” – fragrância levemente adocicada, limpa e quente.
Em terras tupiniquins esse perfume foi um grande sucesso, pois era vendido até em bancas de jornais, por um valor muito acessível.
Aliás, naquela época o Avon Musk era um dos únicos perfumes acessíveis para a maioria das famílias.
Houve uma geração inteira que cresceu nos anos 80 e 90 sem acesso a perfumes mais caros, mas que usou alguma vez na vida um Avon Musk provido muito provavelmente pelos pais, tios ou avós. Algo que inclusive traumatizou muita gente, porque se trouxéssemos esse perfume para os dias de hoje, ele teria “cheiro de velho”.
O mundo gira, a vida anda, o tempo passa.
O Brasil derrubou a lei da reserva de mercado durante os anos 90, e toda a indústria nacional em todos os seus segmentos passou a ter acesso a tecnologia, produtos e materiais importados.
E isso mudou a cara da perfumaria nacional.
Com acesso a essências importadas e mais tecnologia de produção, empresas como o Boticário e a Natura deslancharam de vez, e passaram a produzir fragrâncias mais compatíveis com a perfumaria européia.
Isso também ajudou a Avon, que conseguiu trazer boa parte do seu catálogo importado para ser fabricado aqui no Brasil.
Mas a linha Musk continuou. E manteve a sua essência, de ser um perfume masculino extremamente acessível.

Por módicos R$40,00 você consegue levar pra casa o que é considerado o famoso “Perfume pra academia e lazer”.
NÃO EXISTE nenhum perfume nacional (decente) mais barato que os dessa linha.
O Musk for Men deixou de ser fabricado no Brasil, mas deu lugar aos seus flankers com fragrâncias bem mais atualizadas, apesar de serem extremamente simples.
Basicamente são fragrâncias com cheiro prolongado de desodorante masculino, o que não deixa de ser agradável, levando em consideração o preço.
Enalteço aqui os meus 3 preferidos de toda a linha:

MUSK FREEZE – É o mais gélido e leve de todos. A fragrância lembra a pegada do Kaiak Ultra

MUSK MARINE– É o de melhor desempenho da linha (fixação em torno de 4h). Muitos vão lembrar do Quasar do velho testamento nessa fragrância.

MUSK INTENSE– O mais sofisticado na linha, se é que dá pra chamar assim. Muitos vão lembrar do Kaiak Oceano em seu cheiro.
No geral toda linha é de perfil parecido. Perfumes para o calor e atividades físicas.
Desempenho bem modesto em fixação e projeção.
Mas não tem como dizer que não dá pra você não se perfumar minimamente por menos de R$50,00.
E na hora da escolha, prefira os perfumes da linha Musk+ (colônias), eles tem borrifador no frasco e a fragrância é mais perceptível.
Até a próxima!
